12/08/2015

12/08/2015

Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Coliins

| |
Título:  Jogos Vorazes
Idioma: Português

Gênero: 
Literatura estrangeira / 
Ficção científica
Ano: 2010

Tipo de capa: Brochura
Páginas: 397

Edição: 1
Autor: Suzanne Collins



Formato: Médio
Editora: Rocco





Com o fim da América do Norte, surge uma nova nação chamada Panem. Comandada pela mão de ferro pela Capital, sede do governo, e em seu redor existem doze distritos. Para demonstrar seu poder e evitar revoltas do povo, todo ano é aberto os Jogos Vorazes, transmitido ao vivo pela TV, no qual cada distrito seleciona um garoto e uma garota para serem tributos e encarar a arena. Somente um tributo ganha, somente um sai vivo. Para evitar que sua irmã seja a nova vitima, Katniss Everdeen se voluntaria para salvá-la.

 Katniss vinha lutando para sustentar a família desde que o pai falecera. Caçava e fazia trocas no mercado para alimentar sua mãe e irmã. Corajosa, sacrificou-se uma ultima vez sua vida pela irmã, ou não. Ela vinha de um ambiente hostil, o empobrecido Distrito 12. A caçada na floresta lhe forneceu conhecimentos de sobrevivência, mas ela não sabe o que virá a frente.

Embora o foco fique nos jogos, é evidente o romance com Peeta, o garoto tributo do distrito 12, que Katniss a principio é submetida, mas que vai se tornando verdadeiro. Fora sua família tinha Gale, amigo de caça que Catnip, assim ele chamava ela, fizera. Ambos ajudavam um ao outro, e assim viviam minimamente melhor. Estaria ela fazendo a coisa correta? O que Gale pensaria dela por estar se envolvendo com alguém naquele cenário todo?

Percebi uma coisa que só lendo para entender. Após ser levada para a Capital, Katniss toda vez que era posta diante de um banquete pensava que se fosse caçando como iria conseguir aqueles alimentos. Vi também que no filme não ficou claro, os tributos eram vestidos para a entrevista de acordo com a especialidade de seu Distrito. No caso do Distrito 12, Cinna, o estilista  se encarregou de reverter a simplicidade do carvão que é a maior industria da area em um magnífico traje flamejante. Katniss conquistou sua equipe de preparação, os gamemakers, o publico e os patrocinadores. Seria ela uma grande promessa dentro da arena?

 Fiquei pasmo porque além de eles porem os tributos para lutar até a morte, tudo isso é transformado em um reality show. Eles os preparam, patrocinam , é chocante! Lá na disputa Katniss se alia a pequena Rue, que lembra sua irmã.

Enfim. Sinto-me na obrigação de parabenizar a escritora Suzanne Collins por escrever uma distopia tão eletrizante e viciante. Se tivesse lido anos atrás, antes de estar conhecidíssima, teria dito que ia fazer sucesso. Parabéns mais uma vez a autora! Se você tem vontade de ler e ainda não fez, corra! Leia tudo antes de o ultimo filme ser lançado e evite spoilers. Estou fazendo isso, por isso a recomendação.

Agradeço a leitura e a companhia, volte em breve para se antenar das novidades. Até a próxima.

Um comentário:

  1. Oi! Tudo bem?

    O primeiro contato que tive foi com o filme e fiquei horrorizada com o filme! Essa é a primeira vez que leio uma resenha do livro mas ainda não consegue ler o livro.

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!

Agradecemos comentário. Ficamos contentes em tê-lo aqui no blog. Críticas são aceitas, mas qualquer xingamento ou comentários indevidos serão excluídos. Ok? Obrigado!