29/06/2015

29/06/2015

Resenha: Todos contra Dante - Luis Dill.

| |
Título: Todos contra Dante
Idioma: Português

Gênero: 
Literatura Infanto Juvenil
Ano: 2008

Tipo de capa: Brochura
Páginas: 96

Edição: 1
Autor: Luís Dill


Formato: Médio
Editora: Companhia das Letras


Dante mudara-se para uma nova escola.  Por sair de um bairro mais pobre acaba sendo motivo de piadas onde sua aparência e classe social são criticadas. Leitor de A divina comédia, de seu chara Dante Alighieri tem seu refugio armado em um blog de sua autoria onde escreve para o autor de seu livro de cabeceira.

A perseguição torna-se maior e é quando o jovem é ridicularizado e humilhado. No anonimato da internet Dante é alvo de fóruns em uma comunidade onde o ataque sistemático se torna absurdamente excessivo

O divertimento de alguns acaba transformado em tragédia para outros. Baseado – infelizmente – em fatos reais,  traz a tona um assunto comum. Discriminação, bullying, a violência maquiada. Com uma linguagem ágil conhecemos os personagens, adolescentes mimados de um colégio particular. Não, não estou falando dos adolescentes, estou falando dos personagens. Esse livro que tem nas entrelinhas essa critica social teve sua base em um caso verídico. A vitima no caso era uma menina de treze anos que foi surrada até a morte em um acerto de contas. Trágico, não?

Dante era apenas um garoto normal que gostaria de terminar os estudos e se preparar para vestibulares, mas essa ideia foi alterada, não por ele, pelos agressores. Com a finalização da narrativa levamos uma punhalada. Arrependo-me sim, mas também já pratiquei discriminação e já fui discriminado, entendo em partes. Dill nos faz refletir o que um simples ato pode causar, a bola de neve que é criada até ferir alguma das partes. Como estou me sentindo? Arrasado.

Qual a sua opinião sobre esse assunto?  Comente abaixo.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Agradecemos comentário. Ficamos contentes em tê-lo aqui no blog. Críticas são aceitas, mas qualquer xingamento ou comentários indevidos serão excluídos. Ok? Obrigado!