30/04/2015

30/04/2015

Resenha: Os 13 porquês - Jay Asher

| |


Título: Os 13 porquês
Idioma: Português

Gênero:
Literatura Estrangeira / Drama
Ano: 2009

Tipo de capa:
 Brochura 
Páginas:
 256

Edição:
 1
Autor:
 Jay Asher


Formato: Médio 
Editora:
 Ática








Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


Certa vez, enquanto eu guiava por uma estrada extremamente escura, coberta de gelo — as condições perfeitas para inspirar um romance de suspense— , toda a premissa do livro veio a mim: Hannah, Clay, o suicídio, a caixa de sapatos cheia de fitas, a narrativa que avança e recua no tempo. Parei no posto de gasolina mais próximo e fiquei sentado ali (com o aquecedor do carro na temperatura máxima!), rabiscando ideias num caderno espiral. Quando fui para cama, naquela noite, eu já tinha escrito a introdução e uma parte do capítulo.

A historia é tratada do ponto de vista de Clay, um garoto que tem sua vida mudava após receber uma caixa que continha sete fitas-cassete. Ao ouvi-las pela primeira vez, se depara com a voz fantasmagórica de Hannah Baker, a garota que se suicidou mas que antes teve o prazer de contar os motivos contidos nas fitas. Ela conta que cada um que recebeu essas fitas, teve algo a ver com sua morte e deve passa-las para o próximo da lista.

Clay fica confuso por ter recebido as fitas e por ter ouvido Hannah dizer que todos que as receberam contribuíram para o grande ato de sua morte. O que ele fez a Hannah afinal? Enquanto caminha pela cidade e escuta o desenrolar das fitas, vai descobrindo coisa sobre pessoas que conhece e tem a imagem delas mudada pelo que a falecida Hannah conta. Ele achava, apenas achava que conhecia Hannah, mas ela era mais complicada e guardava mais segredos do que todos imaginavam.


Com traços que trazem a memória o livro ‘Cidades de papel’, do John Green onde os dois envolvem uma garota de deixa pistas para o garoto apaixonado descobrir, porém ‘Os 13 Porquês’ não finaliza com um dos finais péssimos do Tio Green. Peço desculpas pra quem gosta. J

O livro serve de alerta para falarmos tudo que sentimos, onde às vezes conseguimos aliviar o sofrimento de uma pessoa e ajudá-las com seu problemas.

Com a escrita tranquila do autor, conseguimos sentir tudo que o Clay está vivendo, imaginar detalhes e pensar como ele. Além disso, no final da leitura, temos 13 perguntas feitas ao autor e depois delas, as 13 inspirações para a obra ser realizada. Vale a pena lê-lo!

Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Agradecemos comentário. Ficamos contentes em tê-lo aqui no blog. Críticas são aceitas, mas qualquer xingamento ou comentários indevidos serão excluídos. Ok? Obrigado!